Minoxidil foi o primeiro remédio aprovado pela American Food & Drug Administration para o tratamento de alopécia androgenética (queda de cabelo). Antes disto, o minoxidil tem sido usado como vasodilatador por receita como tablete oral para o tratamento de pressão arterial alta, com efeitos colaterais que incluem queda de cabelo e inversão de calvície masculina.
Para o tratamento de queda de cabelo, o minoxidil está disponível como uma solução tópica que é geralmente de 12% ou 15% de minoxidil em propilenoglicol. O propilenoglicol garante que o minoxidil aplicado seja disseminado uniformemente na área afetada e seja absorvido facilmente pela pele.
A solução tópica de Minoxidil é usada para estimular o crescimento capilar em pessoas com calvície. O medicamento parece exercer seu efeito máximo no topo da cabeça. A maneira exata como o minoxidil funciona não é conhecida, mas pode estimular o crescimento capilar melhorando o fornecimento de sangue para os folículos capilares.
Dermatologistas realizaram um estudo de observação de 1 ano em 984 com queda de cabelo com padrão masculino. O estudo avaliou a eficácia de uma solução tópica de 5% de minoxidil para interromper a queda de cabelo e estimular novo crescimento capilar. Durante o período de 1 ano do estudo, pacientes aplicaram 1 mililitro (ml) de solução de 5% de minoxidil duas vezes ao dia nas áreas de queda de cabelo do couro cabeludo.
Apenas para uso externo.
não use se for mulher, se não souber por que tem queda de cabelo, se tiver menos de 18 anos ou se estiver usando qualquer outro medicamento no couro cabeludo.
usar mais produto ou usar mais do que o recomendado não vai melhorar os resultados.
Evite contato com os olhos. No caso de contato acidental com os olhos, lave com grandes quantidades de água da torneira fria.