Se você passou por uma perda gestacional, mas ainda tem vontade de engravidar, não é incomum lidar com sentimentos conflitantes. Será que é mesmo hora de ter um filho? Será que preciso de algum acompanhamento especial? Quanto tempo esperar? Existe risco de perder o bebê outra vez?

Essas são dúvidas recorrentes, e a gente tá aqui pra te tranquilizar: a perda gestacional não é uma sentença de infertilidade. Na verdade, ela é bastante comum e não impede futuras gravidezes saudáveis. Mesmo sendo um processo bastante difícil, ele pode ser contornado. Quer entender melhor como? A Oya te explica.

Como engravidar depois de uma perda gestacional?

A perda gestacional, ou aborto, é a complicação mais comum da gravidez, principalmente antes da 12ª semana. No entanto, mesmo que aconteça em cerca de 20% das gestações naturais, o processo não fica mais fácil. 

Para quem passou por uma perda gestacional, mas ainda deseja engravidar, existem alguns caminhos. O primeiro deles é identificar as causas do aborto, para entender melhor se ele foi causado por alguma questão fisiológica. Depois, é possível investigar a saúde dos pais, sobretudo da mulher, para tentar evitar passar pelo processo novamente.

Em geral, porém, as perdas gestacionais não tendem a ser recorrentes. Com o apoio médico e psicológico adequados, mulheres que passam por um aborto podem voltar a engravidar — se não naturalmente, com o auxílio da Fertilização In Vitro. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *